sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Apenas um Beijo*



Além do beijo

Apenas um Beijo
(Ae Fond Kiss – Inglaterra/ Bélgica/ Alemanha/ Itália/ Espanha/ 2004), de Ken Loach, pode ser vista como apenas mais uma história de amor com doses de impossibilidade. Não é – ainda que sua exceção esteja mais no conflito que na execução.

Aqui, Loach deixa um pouco sua vertente operária, que por vezes não (me) convence, para investir em melodrama amoroso com potencial imenso. Ele trabalha com alguns dos principais problemas causados por um relacionamento entre (teoricamente) um muçulmano paquistanês e uma inglesa católica.

Convenhamos, uma coisa teoricamente já saturada é a crítica aos radicalismos e puritanismos de determinadas religiões, mas a sua abordagem ganha força porque exemplifica mais do que fala. Para isso, no entanto, ele não precisa caricaturar demais os que estão nelas. Dentro do possível, ele humaniza todos os lados.

Logicamente, ao se tratar tema tão espinhoso e complexo, pode-se massacrar Loach e seu final aparentemente simplório, como – o que prefiro – pode-se dizer que ele escolheu um final seguro; que os outros podem chamar de covarde.

Ele deixa claro que as polêmicas são muito maiores que seu alcance, e que ele prefere soltar vários questionamentos, não resolvê-los.

Como tratado sobre diferenças, expõe até o que acha válido para o tipo de filme que fez. Menos político e mais romântico. Sem a pretensão de revolucionar, funciona relativamente bem nos dois casos.

Visto no Cine VivoSalvador, agosto de 2010.

Filmes da semana:
1. Meu Nome é Sabine (2007), de Sandrine Bonnaire (Sala Walter da Silveira – DVD) (***1/2)
2. Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998), de Marcelo Masagão (Cinema da Ufba – DVD) (**1/2)

3. Tudo Pode dar Certo (2009), de Woody Allen (Cinema do Museu) (***1/2)


* Coluna 70mm também publicada em www.pimentanamuqueca.com.br.

Nenhum comentário: