segunda-feira, 24 de junho de 2013

Simplicidade e foco com política*



As impressões acerca de Menino do Cinco (2012), de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira, saem mais de uma semana depois de ver o filme, mas pouco mudaram do primeiro dia pra cá.

Nos primeiros planos, um menino só em casa e outro na rua, que toma atitude mal pensada que desencadeia todo o conflito. Daí pra frente, um cachorro assume o protagonismo, sem cair em armadilhas fáceis num caso como esse, e os personagens e suas ações viram guias do filme, sobrepujando até o que em outros casos seria prioridade.

Pode-se falar em crítica social, à classe média e à classe média soteropolitana, pode-se falar em filme político, mas ele flui, entre outros motivos, porque seu norte é claro e seguido do início ao fim: ele persegue os personagens.

Pouco ou nada vemos de grandes planos gerais, e se for o caso perdemos o foco da imagem para não perdermos o foco dos que seguimos.

Com simplicidade de poucos cortes e câmera solta, ápice é no plano final, precedido por cena com tensão que deixa claro um domínio de meio sem passar a impressão de virtuosismo excessivo ou de exibicionismo.

Há ressalvas em relação ao descuido inicial que gera o conflito, embora ele possa ser justificado por tentativa de menino ir atrás de seu ganha-pão, como também há ressalva no momento em que o menino de classe média vai para a rua sozinho, onde vê-lo tomando chuva em ponto de ônibus e no meio do nada, caminhando, é uma imagem tão bonita quanto pouco crível.

Ainda assim, a força do filme reside também no contraste. Para nem falar no afastamento entre as classes sociais já abordado em dezenas de outros filmes recentes, geralmente de maneira menos feliz, temos a diferença entre a calmaria dos personagens em seus respectivos mundos e o desfecho, cheio de egoísmo e crueldade, todos em sintonia com o filme.

Numa época em que as boas intenções viraram regra, é ótimo ver um filme em que a boa execução e a simplicidade se juntam a elas de um jeito tão eficaz.

* Também publicado em http://www.cinematotal.com/la.

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