segunda-feira, 11 de março de 2013

Um filme de hoje*

Side by Side (2012), de Christopher Keneally, fala sobre o embate entre o digital e a película, com foco em alguns dos mais importantes diretores e diretores de fotografia do cinema norte-americano. Mas ele me parece também dois filmes em um só, ambos apegados à sua época.

Primeiro o documentário, com opiniões de quem muito entende, mas com linguagem que funciona para quem não está lá. O que é 2K, 4K, 5K; como era, como tem sido e de como pode vir a ser. Diferenças entre câmeras, entre o digital e a película; filmes e nomes que escolhem um lado e o outro.

Na maioria das vezes, o documentário soa como um juiz tão fascinado pela justiça e pela fidelidade aos fatos e às opiniões divergentes que ele se abstém do que aqui, de fato, pode ser irrelevante. Se é que ele é possível, pouca importa um veredito definitivo. O que fica são as informações e as ideias de cada um, que vão do didatismo à divagação filosófica. E todas visões de hoje, que poderiam ser ditas num bar.

Já o outro ponto diz respeito ao filme que fala sobre filmes, com orgulhosa base fincada no início do século XXI.

Com barateamento de tecnologia, várias câmeras evitam problema de continuidade e seduzem a vários cortes. Mas como todo mundo já corta muito, a gente pode acrescentar uma trilha sonora onipresente. Para ilustrar melhor, vamos inserir imagens de filme e de arquivo. E do que mais estiver a mão.

Assim, Side By Side é também um exemplo de filme que, dentro de uma postura relativamente sóbria de documentário tradicional, vive constantemente no risco de confundir o “tudo é possível” com o “tudo é necessário”. De ser parte do cinema onde a respiração é ignorada, onde tesão e confiança por som e imagem são cada vez mais raros, onde predomina a ejaculação precoce.

Lógico que uma coisa não anula a outra, e talvez até ajude no sentido de transformar o filme num registro de sua época. Um diferencial é que, graças principalmente a quem ele escuta, esse tem algo a dizer.

* Texto também disponível em Cinematotal/la.

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