quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dor e gozo sem limites*


A apresentação de Jean-Claude Brisseau a Coisas Secretas (Choses Secrètes, FRA, 2002) é simples.

Uma mulher nua, deitada na cama, aos poucos se levanta e caminha sobre um palco, onde logo depois começa a se masturbar. A câmera a acompanha até o momento em que mostra uma plateia e, ao fundo, uma atendente, que olha tudo e descobrimos ser a narradora do filme.

Finalizado o espetáculo, temos o princípio de amizade entre Nathalie (Coralie Revel), a stripper, e Sandrine (Sabrina Seyvecou), antes espectadora privilegiada, ambas postas para fora e que passam a morar juntas. A primeira é mais velha, segura e com ar professoral; a segunda é uma jovem que pouco sabe de orgasmos, mas que percebemos ser uma ótima aprendiz.

Uma visão limitada da primeira hora do filme pode fazê-lo parecer um manifesto feminista, mas ele deixa claro que vai para algo além do puro sexismo.

Se por um lado ele é pele e contato, ele também é sangue. Para Nathalie e Sandrine, os fins justificam os meios, mas esses meios envolvem relações afetivas, e as duas são feitas de carne e osso, diferente do que aparenta o contraponto do filme. Alguém cujo trauma na infância tenta explicar o que se tornou, um misantropo que parece formado apenas por caracteres, e que tem como prioridade o cruzamento da luxúria com a libertinagem. Mas sem prazer.

Verdade que os franceses parecem ter sensualidade e cinema impregnados no DNA, e que Brisseau (de 1944, meio herdeiro e meio responsável por essa herança) consegue estar acima da média de compatriotas e contemporâneos, mas as Coisas Secretas são mais sobre o que está por trás de toda essa libido.

Soa descartável início de narração em reencontro final, como às vezes pode soar excessivamente solene a trilha sonora, mas estamos diante de um universo onde nada é moderado.

Seja com o sexo ou com a dor, o que temos são sentimentos e sensações extremas, expostas através de corpos filmados com intensidade absurda. Formidável.

* Texto também disponível no blog do Cinema Total / LA.

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